ExpoVargem tem expectativa de até 3 milhões em negócios

10 de agosto de 2017 às 08:46.
Por Assessoria de Imprensa.

 Promovida pela Prefeitura de Vargem Grande e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (ACCOVAG), a IX Exposição de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (ExpoVargem) reunirá entre os dias 25, 26 e 27 de agosto, no Parque de Exposições César Viana, criadores e pequenos agricultores da região, além de convidados.

A Exposição tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no município, além de promover maior integração entre os criadores. “A ExpoVargem é o evento mais importante do estado nesse segmento. Esse encontro promove uma troca de experiência entre os criadores, na busca por melhorias nos seus rebanhos”, observou Toinho do Juvenil, secretário de agricultura, indústria e comércio.

Segundo ele, durante os 3 dias, os criadores terão acesso a cursos, palestras e oficinas, que têm objetivo de agregar conhecimento e valor a produção. A programação ainda inclui concurso leiteiro, vendas de animais e equipamentos, fomento governamental e recursos liberados pelo BNB. E expectativa é que sejam movimentados mais de 3 milhoes de reais em negócios.

O público que for ao Parque de Exposições poderá conferir também uma vasta programação cultural, com entrada gratuita. Serão 10 bandas, show gospel, prova do laço, pesque e pague, além da gastronomia típica da região.

A ExpoVargem tem como apoiadores Governo do Estado, Aged-MA, Agerp-MA, Deputado Fábio Braga, Deputado Othelino Neto, Inagro, Sebrae, Embrapa, Senar, Banco do Nordeste, Sistema SAF, Chapagro, Auto Posto Dragão e Grupo CB.

Estatísticas Adaptada a terrenos áridos e de vegetação pobre, a cabra coloca o Nordeste na posição de maior rebanho nacional de caprinos. O Nordeste concentra cerca de nove milhões de cabeças de caprinos – o que significa 93% do rebanho nacional, além de seis milhões de ovinos, equivalente a 56% de toda a criação brasileira. Vargem Grande tem o maior rebanho do Maranhão, com uma média de 20 mil cabeças de caprinos e ovinos.