Inscrições abertas para o Prêmio Profª Dolores Melo

31 de maio de 2017 às 14:58.

Professores efetivos e no exercício da atividade docente na Rede Pública Municipal de Educação de Vargem Grande no ano de 2017 têm até o dia 12 de junho para inscrever seus trabalhos no Prêmio Incentivo à Educação: Profª Dolores Melo.Cada candidato poderá concorrer com uma experiência. Os vencedores serão conhecido em 30 de novembro de 2017.

A inscrição ocorrerá mediante o preenchimento de formulário de inscrição (com todos os dados, incluindo informe do próprio candidato sobre a anuência do gestor, mediante declaração no próprio formulário de inscrição) e enviado à SEMED- VG (Rua Sebastião de Abreu, 64. Centro. CEP: 65430-000). Tema e objetivos do projeto também devem constar no formulário de inscrição.

Em sua primeira edição, o Prêmio Incentivo à Educação: Profª Dolores Melo é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Vargem Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que vai premiar as ações e ideias simples, corajosas, criativas e eficazes que mostram a importância da aprendizagem de crianças e jovens e a tarefa de mantê-los numa escola de qualidade.

1. Quem pode se candidatar?

• Professores efetivos e no exercício da atividade docente na Rede Pública Municipal de Educação de Vargem Grande no ano de 2017.
  • Cada candidato poderá concorrer com uma experiência em uma das categorias.

2. Como se candidatar?

• A inscrição do candidato ocorrerá mediante o preenchimento de formulário de inscrição e enviado à SEMED- VG: Rua Sebastião de Abreu, 64. Centro. CEP: 65430-000.
  • O candidato deverá preencher todos os dados no formulário de inscrição, incluindo informe do próprio candidato sobre a anuência do gestor, mediante declaração no próprio formulário de inscrição;
  • No formulário de inscrição deverá constar: Tema do projeto e objetivos.

3. Como entregar o trabalho?

O Registro da Experiência deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12 (doze), espaço simples, em no máximo 10 (dez) páginas com numeração, conter nome completo do educador e título do trabalho no cabeçalho, ser encaminhado em formato .doc ou .pdf, e ter tamanho máximo de 100Kb e também:
a) Tema;
b) Título/Nome do Projeto;
c) Resumo;
d) justificativa;
e) Objetivos;
f) Execução: Conteúdos Curriculares, Metodologia e Referencial teórico;
g) Avaliação;
h) Registros através de fotos e vídeos com depoimentos dos participantes.

4. Quais os critérios de Avaliação?

• Contextualização: Descrição do espaço escolar; As peculiaridades e a realidade sociocultural e econômica da comunidade na qual a escola está inserida.
  • Possibilidade de servir como referência a outros profissionais da área;
  • Consistência pedagógica: Clareza conceitual e sua relação com a prática pedagógica; Existência de fundamentação teórica; Uso de autores e / ou conceitos; Reflexões realizadas durante o processo, partindo destes conceitos; existência de relação entre a teoria apresentada e a prática pedagógica;
  • Elaboração e organização de relato: Clareza e objetividade do relato da experiência; Clareza e objetividade do conteúdo exposto; Respeito às normas da Língua Portuguesa;
  • Material comprobatório da relação entre a prática descrita e o material anexado: fotos e vídeos;
  • Diagnóstico da habilidade de leitura e escrita através de instrumentos apropriados aos alunos da Educação Infantil II dentro das limitações da idade;
  • Atendimento às diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação – PNE, promovendo: O sucesso escolar dos alunos e a qualidade da aprendizagem; A permanência do aluno na escola, a partir de práticas que favoreçam o sucesso escolar dos alunos e que reduzam a repetência, o abandono e a evasão;
  • Terão prioridade os relatos que indicarem: Participação da família no processo de aprendizagem dos alunos e a abertura da escola à comunidade na qual ela está inserida; Inclusão educacional, social, racial e digital; Formação ética, artística, cultural e cidadã dos alunos.
  • Potencial de aplicação da experiência em outras realidades educacionais.

5. Quais as categorias?

• Professor do ano;
  • 1º, 2º, 3º ano do Ciclo de Alfabetização;
  • Professor 4º e 5º ano do Ensino Fundamental;
  • Professor de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Professor de Matemática 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;Professor de Ciências Humanas;
  • Professores de Linguagens;
  • Professor de Ciências Naturais;
  • Professor da Educação Infantil – Creche;
  • Professor da Educação Infantil – Pré-escola;
  • Professor da Educação de Jovens e Adultos
  • Alunos da Prova VG 5º e 9º ano;
  • Gestor e Coordenador da Escolas com maior rendimento na Prova VG 5º e 9º ano.
  • Gestor e Coordenador das Escolas de Educação Infantil II que apresentar o maior número de alunos pré-alfabetizados com habilidades de leitura e escrita, dentro das limitações para a idade;
  • Escola da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II que melhor executar os PAPIs.
  • Escola de Educação de Jovens e Adultos que apresentar o menor índice de abandono e evasão.