Maranhão ganha dois novos consórcios

29 de maio de 2017 às 11:04.

Na última sexta-feira (26), prefeitos dos municípios do Vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba estiveram reunidos em uma Assembléia Geral Extraordinária, na cidade de Urbano Santos/MA, para a criação dos Consórcios Públicos Intermunicipais de Desenvolvimento Regional, o CIDR VALE DO ITAPECURU e o CIDR BAIXO PARNAÍBA. O objetivo é alavancar o desenvolvimento dos municípios que compõem esses dois cinturões. Os trabalhos tiveram a coordenação do Secretário-Geral da Federação Maranhense dos Consórcios Públicos Intermunicipais (Femaci), Ronald Damasceno, e contou com as presenças do Diretor Executivo do Ministério do Turismo, Luis Vannucci, e do deputado federal Aluísio Mendes.

A prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, abriu os trabalhos agradecendo a todos os presentes pelo momento histórico para o seu município ao sediar um encontro de prefeitos comprometidos com o desenvolvimento de dois territórios de grande potencial para o Maranhão, assim como a presença do Ministério do Turismo, em uma demonstração de vontade política pela consolidação do Pólo Turístico da Balaiada. “Não tenho mais dúvidas que estamos no caminho certo e histórico para os nossos municípios”, enfatizou Iracema.

Durante reunião, foi apresentada a proposta da Femaci para a Segurança Pública, pelo consultor Delso de Jesus, que contou com a mediação do deputado federal Aluísio Mendes. O diretor executivo do MTUR ministrou uma palestra sobre “O Pólo Turístico da Balaiada no Contexto do Mapa Turístico do Brasil”.

Na etapa final da Assembléia, o secretário-geral da Femaci, Ronald Damasceno, relatou os trabalhos de constituição dos consórcios, iniciados em abril, durante Seminário de Sensibilização sobre Consórcios Públicos, em Vargem Grande. Ronald também apresentou as leis autorizativas e iniciou o processo pela ratificação das diretorias executivas dos dois Consórcios, anunciando a decisão dos prefeitos presentes pela indicação de Iracema Vale, prefeita de Urbano Santos, e de Wanderly, prefeita de Anapurus, para a Presidência e Vice-Presidência do CIDR BAIXO PARNAÍBA, respectivamente. O prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, e o prefeito de Nina Rodrigues, Rodrigo da Yara, para Presidente e Vice-presidente do CIDR VALE DO ITAPECURU.

Participaram da assembleia os municípios de Urbano Santos; Belágua; Vargem Grande; Itapecuru-mirim; Nina Rodrigues; Anapurus; Mata Roma; Chapadinha; Santana do Ma e Brejo.